fbpx

Comentário de Dezembro

O mês de novembro foi positivo para os principais mercados globais, com as bolsas americanas batendo máximas históricas.

O mês de novembro foi positivo para os principais mercados globais, com as bolsas americanas batendo máximas históricas. Assim como as principais bolsas, o IFIX apresentou forte alta em novembro, repetindo o forte movimento observado em outubro. O setor imobiliário começa a ganhar maior tração, e os fundos de lajes corporativas foram destaque no mês. Nossas carteiras tiveram desempenhos mistos. A Carteira de Renda teve desempenho de (+0,88%), inferior ao IFIX (+3,52%), impactada pela queda do GGRC11 (-2,96%) após supostos envolvimentos de dois sócios da gestora em fraudes contra credores da construtora Borges Landeiro. A Carteira de Ganho de Capital apresentou desempenho bastante positivo de (+6,75%), com destaques para o XPLG11 (+13,43%) e THRA11 (+7,67%).

Em novembro o IGPM fechou em alta de 0,30% vs. expectativa de 0,13%, mostrando leve alta da inflação, podendo também beneficiar os fundos de CRIs, que haviam sofrido com as recentes deflações apresentadas pelo IGPM. Dados do IBC-BR vieram acima das estimativas (0,44% vs. est. 0,30%) demonstrando um sinal mais forte de retomada da economia. Os fundos imobiliários tiveram desempenho muito positivo em novembro, puxado principalmente pelos “fundos de tijolo”, com destaque para os fundos de lajes corporativas e logísticas, que tiveram forte movimentação positiva no mês.

No cenário externo, as principais bolsas globais apresentaram desempenhos positivos, puxadas pela safra de resultados corporativos nos EUA e um certo alívio nas tensões envolvendo a Guerra Comercial Sino-Americana. Apesar disso, o tema ainda mantém muitas incertezas aos mercados, indicando que um possível acordo entre as duas potências pode não ocorrer ainda em 2019, levando a disputa para 2020.

Para o mês de novembro, seguimos com um tom bastante otimista para os fundos imobiliários, principalmente para os fundos voltados para ganho de capital (Lajes Corporativas, Shoppings e Logística). O cenário de recuperação do mercado imobiliário já se mostra mais rápido, e deve se acentuar já em 2020. Ao longo do mês, tivemos algumas transações no mercado de lajes em SP, que mostraram um apetite bastante elevado, que resultou em ofertas agressivas, batendo recordes de preços para a região. Quanto às nossas alterações, manteremos nossa Carteira de Renda inalterada e na Carteira de Ganho de Capital retiramos o XPLG11, por conta da forte alta no mês de novembro, e adicionamos o fundo de lajes corporativas HGPO11.

Histórico de Desempenho

Carteira Ganho de Capital

Gráfico

Vídeo



Carteira recomendada de Fundos Imobiliários

Veja o que nosso Analista-chefe Glauco Legat e nosso Analista Gabriel Machado têm a dizer sobre a carteira de Fundos Imobiliários recomendadas. Confira!

Ícones

Conheça,
Descubra,
Invista.

Preencha o formulário para começar a investir.